domingo, 6 de novembro de 2011

Projeto Pedagógico: A Criança e o Jogo



O Projeto foi realizado na E.M.E.F. Ubaldo Sorrilha da Costa com alunos do 1º ano.

Professores responsáveis pelo Projeto:
Cecilia Antunes Saueressig
Eliane Dornelles Contreira
Elis regina Austria Venega
Ivone Terêsinha Amaro Knolow


APRENDENDO NUMERAIS E QUANTIDADES ATÉ 10


OBJETIVOS:
* Desenvolver o conhecimento sobre sequência numérica, operação matemática da adição e subtração até 10 e as habilidades para resolução de problemas, trabalhando os números por meio de jogos educativos;
* Exercitar o conhecimento do aluno em relação à contagem a adição e a subtração até 10.
DESENVOLVIMENTO:

Inicialmente expor para os alunos a sequência de numerais até 10, rever sucessores e antecessores, numerais e quantidades e algumas operações matemáticas da adição e subtração, como se fosse um joguinho usando tampinhas de garrafas e utilizando o quadro. Sendo assim, inicia-se a construção do conhecimento junto com a turma para que consigam visualizar a conexão existente entre o conteúdo que estão aprendendo com o desafio do software que irão jogar.
Posteriormente orientar os alunos a se dividirem em duplas (se for o caso) por computador.

Serão utilizados os softwares educativos:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=296
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=alfabetização&pagina=1

*O professor, no decorrer da aula pode perceber dificuldades que os alunos sintam no jogo.

*Estabelecer acordos com os alunos para haver respeito mútuo em relação ao colega, deixando-o desenvolver a atividade sozinha (no caso de haver duas crianças no mesmo computador).

*O professor irá explicar como manipular o software.

*Os softwares serão utilizados para desenvolver o conhecimento sobre a sequência numérica a partir do jogo SOMAR para efetuar a operação da adição, memória de numerais, numerais e quantidades, no qual o desafio consiste em fazer as conexões dos números à quantidade correta . Em relação à operação matemática da adição o aluno deverá contar a quantidade.
*Os alunos deverão começar a utilizar o software, explorando suas atividades.
*Após apresentar o jogo e estimular o interesse dos alunos, o professor deverá observar as dificuldades apresentadas por eles a cada etapa dos softwares. Deverá também mediar à atividade estimulando a interação entre eles para a resolução dos problemas.

*Após observar que toda a turma já está conseguindo realizar as atividades, a professora poderá pedir para os alunos resolverem-nas no quadro, para observar as diversas formas de respostas e trabalhar assim com os erros.

*A professora irá formalizar o conceito sobre contagem numérica e adição a partir das soluções dos alunos, poderá ir ao quadro e colocar a sequência dos números e algumas operações da adição.


Avaliação:

A avaliação deverá ocorrer durante a aula, observando a participação dos alunos nas atividades propostas e posteriormente com demais exercícios que a professora irá propor em sala de aula.

Na sala de aula serão dadas as seguintes atividades:


JOGO DOS NUMERAIS COM PRATOS DE PAPELÃO:

Os alunos atiram a tampinha no número e dizem o nome. Pode variar atirando duas tampinhas e somando os numerais:


JOGO 4X4:



AMARELINHA


USO DA CALCULADORA:









USO DO COMPUTADOR:





















DRAMATIZAÇÃO COM DEDOCHE DA MÚSICA:
OS INDIOZINHOS


video


DRAMATIZAÇÃO DA MÚSICA:
OS INDIOZINHOS

video

2 comentários:

  1. Olá Ivone, estive por aqui visitando o seu espaço.
    Está muito bom. Parabéns!
    Achei super interessante esta atividade com os numerais. Assim que puder confira os links das atividdes no site atividades educativas, pois funciona somente o primeiro, e fiquei curiosa para conhecer quais jogos utilizaram.

    Abraços
    Cíndia

    ResponderExcluir