O Projeto foi realizado na E.M.E.F. Ubaldo Sorrilha da Costa com alunos do 1º ano.
Professores responsáveis pelo Projeto:
Cecilia Antunes Saueressig
Eliane Dornelles Contreira
Elis regina Austria Venega
Ivone Terêsinha Amaro Knolow
APRENDENDO NUMERAIS E QUANTIDADES ATÉ 10
OBJETIVOS:
* Desenvolver o conhecimento sobre sequência numérica, operação matemática da adição e subtração até 10 e as habilidades para resolução de problemas, trabalhando os números por meio de jogos educativos;
* Exercitar o conhecimento do aluno em relação à contagem a adição e a subtração até 10.
DESENVOLVIMENTO:
Posteriormente orientar os alunos a se dividirem em duplas (se for o caso) por computador.
Serão utilizados os softwares educativos:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=296
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=alfabetização&pagina=1
*O professor, no decorrer da aula pode perceber dificuldades que os alunos sintam no jogo.
*Estabelecer acordos com os alunos para haver respeito mútuo em relação ao colega, deixando-o desenvolver a atividade sozinha (no caso de haver duas crianças no mesmo computador).
*O professor irá explicar como manipular o software.
*Os softwares serão utilizados para desenvolver o conhecimento sobre a sequência numérica a partir do jogo SOMAR para efetuar a operação da adição, memória de numerais, numerais e quantidades, no qual o desafio consiste em fazer as conexões dos números à quantidade correta . Em relação à operação matemática da adição o aluno deverá contar a quantidade.
*Os alunos deverão começar a utilizar o software, explorando suas atividades.
*Após apresentar o jogo e estimular o interesse dos alunos, o professor deverá observar as dificuldades apresentadas por eles a cada etapa dos softwares. Deverá também mediar à atividade estimulando a interação entre eles para a resolução dos problemas.
*Após observar que toda a turma já está conseguindo realizar as atividades, a professora poderá pedir para os alunos resolverem-nas no quadro, para observar as diversas formas de respostas e trabalhar assim com os erros.
Avaliação:
A avaliação deverá ocorrer durante a aula, observando a participação dos alunos nas atividades propostas e posteriormente com demais exercícios que a professora irá propor em sala de aula.
Na sala de aula serão dadas as seguintes atividades:
JOGO DOS NUMERAIS COM PRATOS DE PAPELÃO:
Os alunos atiram a tampinha no número e dizem o nome. Pode variar atirando duas tampinhas e somando os numerais:
JOGO 4X4:
AMARELINHA
USO DA CALCULADORA:
USO DO COMPUTADOR:
DRAMATIZAÇÃO COM DEDOCHE DA MÚSICA:
OS INDIOZINHOS
DRAMATIZAÇÃO DA MÚSICA:
OS INDIOZINHOS
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Ivone, estive por aqui visitando o seu espaço.
ResponderExcluirEstá muito bom. Parabéns!
Achei super interessante esta atividade com os numerais. Assim que puder confira os links das atividdes no site atividades educativas, pois funciona somente o primeiro, e fiquei curiosa para conhecer quais jogos utilizaram.
Abraços
Cíndia