As mídias muitas vezes nos assustam provocam maravilhas e desafios a nossa mente ocasionando assim novas formas de pensar e agir.
O pensar diferente nos conduz a diferentes percepções de conhecimento, para que aconteça a transformação e alfabetização tecnológica.
Um aspecto fundamental da educação atual é a introdução das mídias na sala de aula, proporcionando aos alunos fazer mais do que está acostumado descobrindo a inter-disciplinariedade que coordena processos e projetos pedagógicos que instigam a pesquisa e análise de software originando uma visão técnica que identifica as mudanças sociais exigidas pelo mercado de trabalho.
É preciso saber localizar, sintetizar e divulgar as informações através de gráficos, tabelas e sobre tudo usar a arte e a criatividade de cada sujeito.
Em função destas propostas usam-se programas específicos para comunicação à distância com objetivos educacionais definindo uma abordagem com finalidades pedagógicas que através de contextos diferenciados atendem ao empresariado, aos acadêmicos e aos domicílios para facilitar a vida das pessoas.
Enfrentar a realidade tecnológica é tornar-se um ser globalizado que busca seu sonho pessoal e profissional, redimensionando seus conceitos para tanto esta diversificação é que amplia os processos de ensino aprendizagem.
A relação do computador e a sociedade motiva e capacita para que se supere o individualismo e ensina-nos a aprender mutuamente. Em função disso ocorre uma renovação sócio-técnico cultural do professor que se torna inovador, reflexivo, parceiro e adéquam as vivências na era das mídias eletrônicas que oportuniza a dinamização do currículo através de instalações físicas e de recursos humanos.
O programa Proinfo do Mec através da Secretaria da E ducação a Distância proporciona parcerias governamental, estadual e municipal e introduz as tecnologias de informática e telemática na escola pública. Nos núcleos de tecnologia NTE existem 105 mil micro-computadores nestes centros de excelência em capacitação de professores e técnicos, além de serem pontos de suporte técnico-pedagógico às escolas.
O caminho para nos tornarmos cidadãos da era digital é aprender a produzir mensagens com as mídias que temos ao nosso dispor. Muitas escolas já começaram a produzir seus próprios objetos multimediáticos.
Muito mais rico do que apresentarmos produtos já existentes, como vídeos, imagens, textos, é interferir sobre eles, modificá-los, produzir novos objetos digitais que reflitam a visão e compreensão a que chegam os alunos.
Vídeos sugeridos:
Negros no Porão
HTTP://www.justoaqui.com.br/cgi-bin/bb.pl?rm=Para4.ram
Pau Brasil
HTTP://www.educacaopublica.rj.gov.br/cultura/cinema_teatro/arqs/0015_paubrasil.wmv
Vídeo de Jesus Martin-Barbero, diponível no youtube-Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural, o mesmo fala sobre a importância de chegarmos a ter um uso libertário das novas tecnologias na educação.
http://www.youtube.com/watch?v=U7JO4G4_qu&feature=PlayList&p=19321752D59940A98playnext_from=PL&playnext=1&index=3
Relato da professora Mariléia, ela relata como conseguiu transformar a turma mais indisciplinada, num grupo animado e trabalhador. Encontra-se no Jornal do Professor, diretamente no site do Portal do Professor em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=385
Programa de rádio produzido pelos alunos do Colégio Passionista São Paulo da Cruz, os alunos problematizam o uso das drogas, levantam questões sobre sua classificação e alertam para seus malefícios.
http://radionista.podomatic.com/player/web/2008-08-19T11_34_51-07_00
Uso das Mídias na Escola
Foi criado um blog para divulgar a poesia fora da estante (projeto da SMED), com a finalidade de disseminar o trabalho do poeta Ildefonso Barbará Dornelles. Cada turma criou algo diferente, foi realizado teatro usando a música do poeta, confecção de guitarra em mosaico, em informática foi postado a letra da música, a música e paisagens de acordo com a letra, em artes confecção de painéis, realização de acróstico com o nome das meninas, declamação de poesia e os alunos do 1° ano cantaram para o poeta, a invernada da escola utilizou uma canção do mesmo para se apresentar a culminância do projeto se deu quando o poeta visitou a escola tocou violão e cantou algumas músicas juntamente com seu amigo e parceiro dos festivais realizados. Assistiram as apresentações o qual ficou muito emocionado ao ver seu trabalho sendo valorizado pelos alunos da escola CETIM. Todas essas atividades podem ser conferidas no endereço poesiaforadaestante-Escola CETIM e podem conferir o blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário