quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Realização de solicitação de ortéses e protéses de acordo com as peculariedades de cada educando

       Estamos realizando atividades com ortéses para os educandos se beneficiarem e terem qualidade nas suas aprendizagens para execução das tarefas escolares. Para realizar recorte de uma figura utilizou-se uma tesoura com mola (educando com paralesia cerebral). É muito importante que a escola faça aquisição de ortéses para que a inclusão realmente se efetive no dia a dia de cada um. 
       Vou enviar um documento no qual solicito a aquisição destes materiais, trabalho na Secretaria Municipal de Educação na Educação Infantil no atendimento educacional especializado, também trabalho com a acessibilidade realizando o estudo de educandos que necessitam de ortéses e protéses, na formação das equipes para um melhor desempenho nas suas práticas pedagógicas. A prefeitura realiza a compra e eu faço a itinerância dos materias nas escolas de acordo com as diferenças usando-os nos atendimentos.




Do: Departamento Pedagógico.
Ao: Secretária Municipal de Educação.
Considerando o decreto nº 5.296/2004 do Governo Federal, que estabelece normas gerais e critérios básicos, para a promoção de acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Considerando que a acessibilidade é uma parte da política de mobilidade.
Considerando que a aquisição dos materiais pretendidos em questão, se dá pela necessidade de uso de educandos, para que possam participar das atividades escolares, tendo as condições necessárias para se manifestarem.
Considerando que os recursos solicitados são considerados ajudas ou apoios para um determinado objetivo na realização das práticas educacionais no percurso escolar de cada educando, seja no Atendimento Educacional Especializado ou nas classes comuns.
Considerando que estes materiais tem como objetivo proporcionar ações afirmativas de concretização de acessibilidade, para a construção única dos seu conhecimentos e, que serão utilizados nas atividades, itinerantes e coletivas, visando compensar limitações funcionais, motoras, físicas, sensoriais, mentais, bem como no processo de conhecimento e de inclusão, que impedem ou dificultam o desenvolvimento afetivo, social e mental dos educandos.
Considerando que os benefícios com a aquisição dos materiais para a realização de atividades de vida diária com relação à alimentação, higiene, na escrita, no desenho, para auxiliar na espasticidade com relação aos movimentos, na preensão manual digital, na sustentação da cabeça e do tronco, para ajustes escolares, bem como no apoio e deslocamento, também para diminuir as atividade tônicas e reflexas, na melhora do campo visual, na atenção e concentração.
Considerando que primeiramente é realizado uma pesquisa com relação ás necessidades dos educandos e das barreiras impostas pela sua deficiência, posteriormente analisa-se órteses e próteses a cada caso, para a aquisição e, posteriormente é realizado uma pesquisa de preços no comércio local.
Justifica-se, desta forma a aquisição dos materiais constantes da solicitação que segue anexo.
Lista dos educandos para os quais serão adquiridos os materiais.

NOME
IDADE
ESCOLA
MODALIDADE

12 anos
EMEF Vicente Goulart
Ensino Fundamental

05 anos
EMEF Liberato S. Vieira da Cunha 
Ensino Infantil

18 anos
EMEF Vicente Goulart
Ensino Fundamental

04 anos
EMEI Luiz Antonio Rigo
Ensino Infantil

03 anos
EMEI Tio Calandro
Ensino Infantil

02 anos
EMEI Tio Calandro
Ensino Infantil

05 anos
EMEI Luiz Antonio Rigo
Ensino Infantil

02 anos
EMEI Vicentina Goulart
Ensino Infantil

03 anos
EMEI Luiz Antonio Rigo
Ensino Infantil

03 anos
EMEI Tio Calandro
Ensino Infantil

07 anos
EMEF Vicente Goulart
Ensino Infantil

05 anos
EMEF Vicente Goulart
Ensino Infantil

05 anos
EMEF Vicente Goulart
Ensino Infantil




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Maria Solange Rocho
Diretora

OBS: Os nomes foram suprimidos para preservar a identidade dos educandos. Esse trabalho também realizo em duas Escolas de Ensino Fundamental. Sempre que escolas que eu não atendo solicitam materiais são comprados e/ou emprestados (itinerância).
 

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